Leitores,
poetas, escritores, jornalistas, amigos, pesquisadores…
Em fins dos anos 80
ainda se fazia ouvir fortemente a voz feminina em reivindicações de seus
direitos, inclusive ao prazer.
poetas, escritores, jornalistas, amigos, pesquisadores…
Em fins dos anos 80
ainda se fazia ouvir fortemente a voz feminina em reivindicações de seus
direitos, inclusive ao prazer.
Mal
iniciada no caminho das letras, julgava-me atrevida nos textos e tinha timidez em
mostrá-los. Mas, visitando uma exposição de poesia, para minha surpresa, calhou
de ter ali apenas poemas de mulheres. Muito sensuais, me deixavam no chinelo.
iniciada no caminho das letras, julgava-me atrevida nos textos e tinha timidez em
mostrá-los. Mas, visitando uma exposição de poesia, para minha surpresa, calhou
de ter ali apenas poemas de mulheres. Muito sensuais, me deixavam no chinelo.
No mesmo
instante a ideia, que já fervia em minha mente, tomou forma: faria uma
publicação que seria um espaço feminino , enfatizando a sensualidade e seu nome
diria dessa emersão da opressão masculina, de colocar seus desejos.
instante a ideia, que já fervia em minha mente, tomou forma: faria uma
publicação que seria um espaço feminino , enfatizando a sensualidade e seu nome
diria dessa emersão da opressão masculina, de colocar seus desejos.
Nasceu o Mulheres
Emergentes, nome baseado no livro de uma psicóloga americana, A mulher emergente. Causando polêmica,
críticas e elogios, logo se abriu aos
homens que amavam as mulheres, e até hoje mantém esse espaço para eles.
Emergentes, nome baseado no livro de uma psicóloga americana, A mulher emergente. Causando polêmica,
críticas e elogios, logo se abriu aos
homens que amavam as mulheres, e até hoje mantém esse espaço para eles.
No primeiro
ano, contei com a colaboração da poeta e amiga Lívia Tucci, dali segui sozinha,
e desde há alguns anos, divido a editoria com minha amada filha Ana Carol.
ano, contei com a colaboração da poeta e amiga Lívia Tucci, dali segui sozinha,
e desde há alguns anos, divido a editoria com minha amada filha Ana Carol.
Um trabalho
de pura paixão que se mistura à minha vida e comigo sobrevive aos obstáculos de
qualquer espécie e segue levando a Poesia a todos os recantos possíveis.
de pura paixão que se mistura à minha vida e comigo sobrevive aos obstáculos de
qualquer espécie e segue levando a Poesia a todos os recantos possíveis.
Por tudo
isso, celebro seus 25 anos com a publicação de sua Saga em 25 partes. Essa primeira, dividida em dois posts. Esse é o primeiro, o segundo chegando já.
Comentários de amigos fiéis, momentos
marcantes, lindas imagens, maravilhosos poemas! Ao longo da história do Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz.
isso, celebro seus 25 anos com a publicação de sua Saga em 25 partes. Essa primeira, dividida em dois posts. Esse é o primeiro, o segundo chegando já.
Comentários de amigos fiéis, momentos
marcantes, lindas imagens, maravilhosos poemas! Ao longo da história do Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz.
Um
brinde!!!!
brinde!!!!
Tânia Diniz
Parte I.A – Primeiros comentários
Tania
Diniz, rota dos cantos na poesia
Diniz, rota dos cantos na poesia
Ao
criar Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz (no. zero, novembro,1989), Tania Diniz
nos ofereceria um espaço inovador de publicação para poetas mulheres, quando
nada havia para elas. Mulheres nem deviam ser poetas, seriam castas e quietas
em seus corpos e suas almas, e ficariam nos lares. Apesar da transformação social
no terceiro milênio ainda sofremos do preconceito com a mulher, não só no oriente,
aqui no ocidente ele é selvagem, sim, é real. Em 1989 havia um silêncio acerca
do talento de mulheres, principalmente no tocante a poetas iniciantes, ou em reconhecê-las. Ao longo de seus 25 anos de vida ME
abertamente feminino, nada tem
de feminista. Também publicaria os poetas, como veremos adiante. Voltando aos
primórdios, se a poesia toda ela é sensual, possuindo a materialidade que afeta nossos
sentidos e nossas alma, estampar a sensualidade como proposta e enquanto
criar Mulheres Emergentes, o sensual em cartaz (no. zero, novembro,1989), Tania Diniz
nos ofereceria um espaço inovador de publicação para poetas mulheres, quando
nada havia para elas. Mulheres nem deviam ser poetas, seriam castas e quietas
em seus corpos e suas almas, e ficariam nos lares. Apesar da transformação social
no terceiro milênio ainda sofremos do preconceito com a mulher, não só no oriente,
aqui no ocidente ele é selvagem, sim, é real. Em 1989 havia um silêncio acerca
do talento de mulheres, principalmente no tocante a poetas iniciantes, ou em reconhecê-las. Ao longo de seus 25 anos de vida ME
abertamente feminino, nada tem
de feminista. Também publicaria os poetas, como veremos adiante. Voltando aos
primórdios, se a poesia toda ela é sensual, possuindo a materialidade que afeta nossos
sentidos e nossas alma, estampar a sensualidade como proposta e enquanto
convite,
como fez Tania foi provocação. Em seu lugar eu tremeria nas bases. Tania nunca
se apagou, e se mistura vitalmente a sua obra vital. É livre para não obedecer à
gramática vigente, caso contrário, não seria poeta. Obedece sim ao que Haroldo
de Campos
chamava de excelência da forma, a lei rigorosa da poética. A excelência da forma
é a ética em ação, o compromisso com a arte, com a ética, com a poesia, com o
outro, com a vida. ME, criatura de Tania Diniz, aglutinou poetas, e exigiu devoção.
Muitas
e muitos seriam suas e seus poetas publicados.
e muitos seriam suas e seus poetas publicados.
ME
em seu percurso de criatura de Tania Diniz, sempre mostrou os movimentos, as
buscas e os produtos que sua criadora passou a colocar no mundo, para os
leitores.
em seu percurso de criatura de Tania Diniz, sempre mostrou os movimentos, as
buscas e os produtos que sua criadora passou a colocar no mundo, para os
leitores.
Tania
correu atrás das condições para a existência de sua criatura, buscando patrocínios,
chamando a atenção dos autores-poetas e leitores, e encontrando representes
do mural em lugares estratégicos, como São Paulo. Sua ambição sempre
correu atrás das condições para a existência de sua criatura, buscando patrocínios,
chamando a atenção dos autores-poetas e leitores, e encontrando representes
do mural em lugares estratégicos, como São Paulo. Sua ambição sempre
foi
ganhar o Brasil, conquistar o mundo. Levou Mulheres Emergentes a espaços públicos
como ruas, praças universidades, e onde mais fosse possível.
ganhar o Brasil, conquistar o mundo. Levou Mulheres Emergentes a espaços públicos
como ruas, praças universidades, e onde mais fosse possível.
O
sensual em cartaz faria Tania viajar em caravanas nômades, levando o jornal poético
e plástico a exposições, a palestras em universidades e espaços públicos como: Aracaju-
SE, ao Encontro de Escritores em Bento Gonçalves, RS; a Juiz de Fora- MG; a Universidade
Federal do Acre, em Rio Branco; ao Colóquio Mulheres, FALE-UFMG; a Amigas
da Cultura, em BH; a Centros Culturais
da Prefeitura de BH; ao Festival de
sensual em cartaz faria Tania viajar em caravanas nômades, levando o jornal poético
e plástico a exposições, a palestras em universidades e espaços públicos como: Aracaju-
SE, ao Encontro de Escritores em Bento Gonçalves, RS; a Juiz de Fora- MG; a Universidade
Federal do Acre, em Rio Branco; ao Colóquio Mulheres, FALE-UFMG; a Amigas
da Cultura, em BH; a Centros Culturais
da Prefeitura de BH; ao Festival de
Inverno
da UFMG em Diamantina; à Academia de Letras de Mariana; em Passa Quatro -MG,
ao Psiu Poético, em Montes Claros; ao Belô Poético, BH, durante dez anos;
à Lagoa do Nado, BH; à Feira Nacional de Artesanato – Expominas, BH; e à Bienal Internacional de Poesia (1989) em Brusque – SC. Todos, eventos literários de peso.
da UFMG em Diamantina; à Academia de Letras de Mariana; em Passa Quatro -MG,
ao Psiu Poético, em Montes Claros; ao Belô Poético, BH, durante dez anos;
à Lagoa do Nado, BH; à Feira Nacional de Artesanato – Expominas, BH; e à Bienal Internacional de Poesia (1989) em Brusque – SC. Todos, eventos literários de peso.
Um dos acontecimentos mais marcantes foi a I Mostra
Mineira de Haicai Mulheres Emergentes,
apresentada na Galeria e pilastras da Rodoviária, em BH. Seguiram-se a sequência dos
sete concursos, cujo prêmio seria publicar os poetas premiados, e o I Concurso culminou no livro Prêmio. Os concursos abriram
contatos com a Itália, Bélgica, Espanha, Peru e Argentina, entre outros países.
Mineira de Haicai Mulheres Emergentes,
apresentada na Galeria e pilastras da Rodoviária, em BH. Seguiram-se a sequência dos
sete concursos, cujo prêmio seria publicar os poetas premiados, e o I Concurso culminou no livro Prêmio. Os concursos abriram
contatos com a Itália, Bélgica, Espanha, Peru e Argentina, entre outros países.
Publicado
em papel, ME é matéria feita para o olho, para as mãos, para os ouvidos e todos
os sentidos. Ainda é publicado em papel, mas também no meio virtual, do qual que
precisamos na época atual. Nasce para publicar tanto as poetas iniciantes
em papel, ME é matéria feita para o olho, para as mãos, para os ouvidos e todos
os sentidos. Ainda é publicado em papel, mas também no meio virtual, do qual que
precisamos na época atual. Nasce para publicar tanto as poetas iniciantes
quanto
as consagradas como Teruko Oda, Vera Casa Nova, Djanira Pio, Olga Savary, Silvia
Anspach, Cyana Leahy, Helena Armond, entre outras. O sensual em cartaz dá a largada
com publicações trimestrais. Ocasionalmente, nos é oferecido o que Tania chamou
Especial, ou seja, o mural extraordinário homenageando a, ou o , poeta escolhida/o para
tal fim, como Maria de Lourdes Hortas e Carlos
Nejar. Cada mural organiza-se em uma cor, com poemas e ilustrações. A
partir do número 1, publicou os poetas Paschoal Motta, Marcio Almeida,
Wilson Bueno, o saudoso Uílcon Pereira, entre
outros. O povo nômade do deserto viaja e caminha, mas quando acampa é em torno
da água. O mural poético monta acampamentos no coração no corpo e na alma
da própria poesia indefinível e poderosa quanto o ar que respiramos, ou como no. zero, a
água que bebemos.
as consagradas como Teruko Oda, Vera Casa Nova, Djanira Pio, Olga Savary, Silvia
Anspach, Cyana Leahy, Helena Armond, entre outras. O sensual em cartaz dá a largada
com publicações trimestrais. Ocasionalmente, nos é oferecido o que Tania chamou
Especial, ou seja, o mural extraordinário homenageando a, ou o , poeta escolhida/o para
tal fim, como Maria de Lourdes Hortas e Carlos
Nejar. Cada mural organiza-se em uma cor, com poemas e ilustrações. A
partir do número 1, publicou os poetas Paschoal Motta, Marcio Almeida,
Wilson Bueno, o saudoso Uílcon Pereira, entre
outros. O povo nômade do deserto viaja e caminha, mas quando acampa é em torno
da água. O mural poético monta acampamentos no coração no corpo e na alma
da própria poesia indefinível e poderosa quanto o ar que respiramos, ou como no. zero, a
água que bebemos.
Quando
conheci Tania Diniz em julho de 1989, ela acabara de publicar O mágico de nós, livro premiado. Em novembro do mesmo ano lançaria ME. Após alguns anos
nasce
a Editora Mulheres Emergentes Edições Alternativas. A poesia saiu da gaveta, e
muitas poetas lançaram sua obra através do ME; ou por meio dos livros organizados
pela Mulheres Emergentes Edições Alternativas. Atuante a editora continua
organizando e publicando antologias; edições como a Coleção Almanach de
conheci Tania Diniz em julho de 1989, ela acabara de publicar O mágico de nós, livro premiado. Em novembro do mesmo ano lançaria ME. Após alguns anos
nasce
a Editora Mulheres Emergentes Edições Alternativas. A poesia saiu da gaveta, e
muitas poetas lançaram sua obra através do ME; ou por meio dos livros organizados
pela Mulheres Emergentes Edições Alternativas. Atuante a editora continua
organizando e publicando antologias; edições como a Coleção Almanach de
Minas;
e/ou livros de projetos individuais. Como apontado, os poetas também comparecem.
e/ou livros de projetos individuais. Como apontado, os poetas também comparecem.
Formada
em línguas, professora e tradutora de espanhol, Tania Diniz participa com
sua poesia e contos minimalistas em antologias no Brasil e no exterior. Seus contos
inigualáveis têm o humor cítrico único, que é o da autora. Apaixonada por
em línguas, professora e tradutora de espanhol, Tania Diniz participa com
sua poesia e contos minimalistas em antologias no Brasil e no exterior. Seus contos
inigualáveis têm o humor cítrico único, que é o da autora. Apaixonada por
haicai
lança livros de haicai, este verdadeiro idioma ideogramático. Cria a I
Mostra Mineira de Haicai Mulheres Emergentes. No território-haicai,
em todas as obras
lança livros de haicai, este verdadeiro idioma ideogramático. Cria a I
Mostra Mineira de Haicai Mulheres Emergentes. No território-haicai,
em todas as obras
publicadas
por Tania Diniz, Teruko Oda é a exponente destacada, e musa emblemática.
por Tania Diniz, Teruko Oda é a exponente destacada, e musa emblemática.
Territórios
são criados e desmanchados, pois, as circunstâncias existentes em nós
e no entorno não permanecem, há mudanças planejadas, e, na maior parte das vezes,
não planejadas. Seres do espaço-tempo fugazes e frágeis, vivemos semgarantias
e em estado de risco. Para Tania nada é fácil. Lutou com a doença, com os cupins, mofo, com a perda de arquivos. Viveu incontáveis caravanas de mortes e de ressurreição.
são criados e desmanchados, pois, as circunstâncias existentes em nós
e no entorno não permanecem, há mudanças planejadas, e, na maior parte das vezes,
não planejadas. Seres do espaço-tempo fugazes e frágeis, vivemos semgarantias
e em estado de risco. Para Tania nada é fácil. Lutou com a doença, com os cupins, mofo, com a perda de arquivos. Viveu incontáveis caravanas de mortes e de ressurreição.
Tania
Diniz e a Eliane Accioly Fonseca, a autora deste texto são parceiras desde que
na cidade de São Paulo, lhe entreguei em
mãos meu primeiro livro publicado,
Diniz e a Eliane Accioly Fonseca, a autora deste texto são parceiras desde que
na cidade de São Paulo, lhe entreguei em
mãos meu primeiro livro publicado,
Histórias
de Ventania. Fui capturada pelo espírito dos projetos apaixonantes de Tania.
de Ventania. Fui capturada pelo espírito dos projetos apaixonantes de Tania.
Permaneço
uma das representantes do mural poético aqui em São Paulo, onde vivo.
uma das representantes do mural poético aqui em São Paulo, onde vivo.
Tenho
um livro publicado pela Editora Mulheres Emergentes na Coleção Almanach de
Minas, e outro na Coleção Millenium; a primeira por ocasião do centenário de Belo
Horizonte (1997), e a segunda saudando a entrada do terceiro milênio. Fui
um livro publicado pela Editora Mulheres Emergentes na Coleção Almanach de
Minas, e outro na Coleção Millenium; a primeira por ocasião do centenário de Belo
Horizonte (1997), e a segunda saudando a entrada do terceiro milênio. Fui
poeta
eleita para um caderno Especial, na década de 90; e estou publicada em incontáveis
ME, o sensual em cartaz.
eleita para um caderno Especial, na década de 90; e estou publicada em incontáveis
ME, o sensual em cartaz.
Uma
boa notícia ás poetas, aos poetas, aos leitores e ao público sempre querido: logo
teremos nova edição de ME no papel e no espaço virtual, para nosso benefício e fruição.
Viva! Alegria, gratidão, cumplicidade e aplausos.
boa notícia ás poetas, aos poetas, aos leitores e ao público sempre querido: logo
teremos nova edição de ME no papel e no espaço virtual, para nosso benefício e fruição.
Viva! Alegria, gratidão, cumplicidade e aplausos.
Eliane Accioly Fonseca – SP/SP
poeta, psicanalista, escritora, artista
plástica
E foi numa tarde, linda, amena, quase no
final dos anos 80, que conheci a bela, inquieta e contagiante Tânia Diniz. Foi
paixão poética à primeira vista! No primeiro abraço, nos tornamos irmãs,
amigas, confidentes, operárias e parceiras no belíssimo e instigante projeto
Mulheres Emergentes. Acreditamos em nossas inquietudes, em nossos sonhos, na
palavra emergente, líquida, feminina e erótica e nossa parceria durou por 5
números. Segui outros caminhos, amadureci, a poesia fez em mim sua morada, a
música envolveu-me com seus tentáculos sonoros e nunca mais fui a mesma! Só uma
coisa nunca mudou nessas emergências: minha paixão e admiração por essa
amiga-irmã, mulher de aço e fibra, entre bonanças e tempestades, uma combatente
incansável, onde, para ela, só o infinito é o limite! Seu entusiasmo e fé, são
minhas molas propulsoras! E, eu, como eterna emergente, continuo sendo mar e
afluente, profana e bendita, e em eterna poesia, eis-me aqui, hermafrodita!
Lívia Tucci bh-mg
poeta, cantora, prof. de inglês
Parte I. B – próximo post: a relíquia, ME número zero.
Comentários
CONGRATULAÇÕES AO TRIO: A HOMENAGEADA TANIA DINIZ E,FUNDIDA Á A SAGA DE SEU ME E AS POETAMIGAS DA MESMA, ELIANE ACCIOLY E LÍVIA TUCCI.CERTAMENT MUITOS OUTROS TEXTOS VIRÃO, MAS ESSAS DUAS,TALENTOSAS E QUERIDAS, TÊM O PRIVILÉGIO
DE ABRIS A CORTINA DESTE PALCO PREPARADO PARA AS HOMENAGENS .VIDA LONGA E MUITAS ALEGRIA A TODAS.E AO "SENSUAL EM CARTAZ", O PROJETO SEMRPREVIVO MULHERES EMERGENTES.
CLEVANE PESSOA-BH-MG-BRASIL.
Blogger clevane pessoa disse…
CONGRATULAÇÕES AO TRIO: A HOMENAGEADA TANIA DINIZ E,FUNDIDA Á A SAGA DE SEU ME E AS POETAMIGAS DA MESMA, ELIANE ACCIOLY E LÍVIA TUCCI.CERTAMENT MUITOS OUTROS TEXTOS VIRÃO, MAS ESSAS DUAS,TALENTOSAS E QUERIDAS, TÊM O PRIVILÉGIO
DE ABRIS A CORTINA DESTE PALCO PREPARADO PARA AS HOMENAGENS .VIDA LONGA E MUITAS ALEGRIA A TODAS.E AO "SENSUAL EM CARTAZ", O PROJETO SEMRPREVIVO MULHERES EMERGENTES.
CLEVANE PESSOA-BH-MG-BRASIL.
É UMA DELÍCIA RECEBER OS COMENTÁRIOS!!!
OBRIGADA, QUERIDA CLEVANE. bJO, tania
Tânia amiga,guerreira, sensível irmã de poesia e de alma. Que beleza de trabalho.
E que textos maravilhosos iniciando esta saga. Emocionada, após tê-los lido.
Eliane, linda e querida, obrigada por incluir-me no teu relato e por me ver, generosamente, como uma "escritora consagrada".
Belo depoimento também o seu, Livia.
Muito bom te ver aqui, Clevane.
bjs a todas