estou com algumas dificuldades, entre elas, não consigo postar fotos(as do dia 08 de março, na Praça Sete!!! e outras!!!),nem cores, nem fontes, nem espaçamento… deu alguma coisa errada por aqui, e já faz um tempo…se alguém souber me ajudar como recuperar as ferramentas…rs

 QUERO LEMBRA-LOS QUE NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 18, ÀS 19 HS ESTAREI BATENDO UM PAPO COM O PÚBLICO DO CENTRO CULTURAL JARDIM GUANABARA, SOBRE O MULHERES EMERGENTES, A POESIA E EU…
ESTÃO TODOS CONVIDADOS.
NA PRÓXIMA QUARTA, DIA 24, SERÁ NO CENTRO CULTURAL URUCUIA.

 Então, aí vai mais um sensível texto:

 

Antologia de meninos mineiros

www.paulacajaty.com

Dicas da semana (13.03.2010 a 19.03.2010) 
Antologia de meninos mineiros

Escrito por Paula Cajaty

– Antologia Meninos ME – Mulheres Emergentes. Org. Tânia Diniz. Belo Horizonte, 2009.

Garimpo a mineirice em meu colo. A couve à mesa, o uai no gracejo, o doce de leite com queijo e laranja da terra na sobremesa, o pão de queijo no lanche das crianças, e vejo de repente que os limites entre o Rio e Minas se esmaeceram nas curvas da BR, e que aquele sotaque gostoso vai se acentuando a cada pedágio, numa grande zona de mescla de culturas, influências, laços que se escondem no tempo e na família de cada um de nós. De repente, noto que o ar que respiramos é o mesmo que vem pela serra da mantiqueira, e talvez ele misture um pouco a forma de pensar, e especialmente a forma de sentir.
Eu que achava graça dos mineiros chegando à Região dos Lagos, inspirando a maresia com vontade, falando do ‘marzão’ como algo raro e especial, agora me pego subindo a serra para encontrar os rios e cachoeiras, as cidades pavimentadas de paralelepípedos, aguando o cheiro do caldo verde e a luz de lampião que invade o início das noites.
A Antologia Meninos é sentir Tiradentes, Ouro Preto e Mariana pelas palavras, é reparar nos ‘homens que ainda rezam terços/ou cosem cotidianos/ruminando limites nas verdades’, é entrar num outro tempo, igual ao nosso, mas estranhamente mais vagaroso, é ‘voltar a nascer através de sorrisos’ e sentir que ‘a felicidade necessita ser/narrada e que a vida, esta vida,/que nos vem em golfadas, nelas, pode ser,/também se vai; só pode ser/ uma grande paixão de intensa/dor, ou, talvez seja, quem sabe,/uma remota forma de alegria/que nos passa entre as falanges.’
Os poemas dos meninos de Tânia Diniz surpreendem feito as curvas da BR, cada uma delas com sua força e ângulo original, e vejo que o querido poeta Affonso Romano, que assina a quarta capa, descobriu que os mineiros têm um mar, sim, ‘um mar imponderável de Minas e de outras praias onde a poesia ondeia’.
Aliás, a Antologia de Tânia e seus Meninos Emergentes ganhou uma belíssima resenha da professora Cristina Duarte-Simões (com a resposta da Tânia aqui) da célebre Université de Toulouse-le Mirail, na França, que notou, muito antes que os vizinhos cariocas e paulistas, o lirismo de quem, em pleno século XXI, ainda vive um pouco da terra, um pouco dos rios, um pouco mais como antigamente.
Parabéns a cada um dos meninos-poetas-mineiros e, sobretudo, à sensibilidade de Tânia, uma mulher que sabe valorizar homens que acreditam na poesia e a escrevem com seu íntimo, suas raízes e sua paixão, transcendendo os limites físicos que separam a beleza de Minas da poesia dos tantos outros Brasis.

Visite a página da autora na REBRA:
http://www.rebra.org/escritora/escritora_ptbr.php?id=1618
paulacajaty@gmail.com

Comentários

  • poemas daqui e d`acolá
    Reply

    Tania, vi que nasceu em D.I., morei lá uns 08 anos, e meu primeiro filho-Filipe, é Dorense, atualmente morando lá- casado com Helena Cruz, filha de Dirceu Cruz( Beba) .
    Será que nos cruzamos por lá?
    Affonso Romano me mandou o material sobre o concurso, vou divulgar em nosso blog:
    http://poetasdaesquina.blogspot.com/
    Abs, anamerij

  • Tânia Diniz
    Reply

    oi menina!
    algumas coincidencias, né…mas, não, não nos cruzamos por lá porque saí de lá ainda pequena, 02 anos, e ainda não voltei.E não tenho família ali, foi um acidente de percurso, meu nascimento na cidade, embora eu goste muito, rs.
    Obrigada por divulgar o 5 concurso. Escreva sempre.
    bEIJOCAS,
    TÂNIA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.